O Unicef promoveu, no início desta semana, o Primeiro Encontro Estadual de NUCAs. Os Núcleos de Cidadania de Adolescentes
- NUCA, instalados nas cidades que participam do Selo UNICEF, são grupos de meninas e meninos mobilizados em função do aprendizado e exercício da cidadania e da conscientização de direitos e deveres. Eles recebem orientações do UNICEF e são estimulados a realizar ações em oito temas principais como, por exemplo, alimentação saudável e Mudanças Climáticas.
Monte Horebe foi representada no Encontro Estadual de Nucas pelos jovens Cícero Ryan e Maria Eduarda, acompanhados do coordenador pedagógico Daniel Almeida. O encontro se deu no Litoral Hotel, praia de Cabo Branco em João Pessoa. Na opinião de Maria Eduarda, "Esse encontro e a oportunidade de conhecer a capital da Paraíba foi muito bom, pois nos dá mais ideias e mostra a força que nós adolescentes temos, além da conscientização também sobre nossos direitos e deveres". Para Cícero Ryan, "Esse tipo de evento é de suma importância para todos nós do NUCA. Ampliamos conhecimentos sobre todos os temas abordados, conhecemos experiências e pessoas de outras cidades e saímos mais preparados e motivados, muito bom. Agradecemos à Prefeitura, ao UNICEF e a ACERT.
Na opinião de Luiza de Sá Leitão, oficial de desenvolvimento e cidadania de adolescentes do UNICEF, "Essa foi a primeira reunião com adolescentes de toda a Paraíba e o tema principal do encontro foi Mudanças Climáticas, que é um dos temas que o NUCA precisa ter no Plano de Participação Cidadã dos adolescentes. Mas também tratamos de alimentação saudável. A ideia é que eles levem a experiência obtida nesse diálogo para os seus pares em suas cidades, multiplicando ideias e ações sobre estes e os demais temas propostos pelo UNICEF. Agradecemos muito pela participação de Ryan e Eduarda, que trouxeram a experiência do NUCA em Monte Horebe e a dividiram com jovens das outras cidades", afirma a representante do UNICEF.
Para o coordenador pedagógico Daniel Almeida, "a experiência foi muito rica e motivadora para nossos adolescentes. Além de cumprirmos mais uma exigência do Selo UNICEF, nossos adolescentes voltam pra Monte Horebe motivados e prontos pra multiplicar os ensinamentos com os nossos jovens. Para isso contam com todo o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação de Monte Horebe" afirma Daniel.