Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Orçamento Democrático segue de forma exitosa em Monte Horebe

Orçamento Democrático segue de forma exitosa em Monte Horebe

Publicado: Segunda, 02 Setembro 2019 07:53 | Última Atualização: Segunda, 02 Setembro 2019 08:32

O ciclo do Orçamento Democrático OD mais uma vez foi iniciado em Monte Horebe. Como acontece desde 2017, a população está novamente convidada para assumir o seu papel real dentro de uma gestão que respeita e promove o verdadeiro exercício da cidadania. É hora de levantar necessidades e apontar as prioridades. A primeira reunião plenária aconteceu no dia 24 de agosto, no Distrito de Santa Fé e mobilizou a população em um grande e participativo evento. No sábado, 31 de agosto, foi a vez da comunidade do Braga unir forças com a prefeitura e continuar este movimento positivo que está transformando todo o município de Monte Horebe.

Para Chico Camilo, morador do Braga há mais de 50 anos, a experiência do Orçamento Democrático Municipal, “é muito bom porque o prefeito conversa diretamente com a gente e faz quase tudo que a comunidade pede. Aqui mesmo o Braga agora parece até uma cidade, as estradas tão muito boas, tem uma passagem molhada sendo construída que vai permitir a ligação com a cidade mesmo nos tempos de chuva, as escolas estão funcionando como nunca funcionaram, espero que continue assim. O nosso próximo pedido é a construção de um ginásio de esportes pra garotada”, afirma Chico Camilo.

O ginásio de esportes foi uma das prioridades escolhidas pela comunidade durante a plenária do ODM, um posto de saúde e regularização do abastecimento d’água foram as duas outras prioridades escolhidas pela comunidade do Braga. Em Santa Fé, as prioridades escolhidas foram o abastecimento de água, a instalação da internet e a pavimentação da rua central do Distrito.

A prefeitura honra os seus compromissos com muito trabalho e valorizando a vontade popular, o patrimônio e todos os recursos públicos. Os gestores sabem que há muito por fazer e que não dá pra fezer tudo. No entanto, o diálogo direto entre o prefeito, sua equipe e os moradores em cada região do Município é um exercício real de democracia e empoderamento da população. O prefeito Marcos Eron, afirma, “temos aprendido muito com o ODM. Tanto a gestão como a população aprendem e exercitam o diálogo, a cooperação e a colocar o interesse público em primeiro lugar. Logo no início, em 2017, por exemplo, percebíamos que o impulso era por questões pessoais. Hoje a comunidade já se une, já discute, argumenta, critica ou apoia de forma efetiva. Como efetivamente buscamos o interesse público, tudo é muito positivo, didático e propício as resoluções dos problemas do município”, afirma Eron.

O ciclo 2019 terá a sua última plenária no próximo dia 06 de setembro. Ela acontecerá na sede do município e contará também com representantes das diversas comunidades que compõem Monte Horebe. A partir dela, com o fechamento do ciclo, estarão estabelecidos os parâmetros para as atividades futuras da gestão.

Galeria:

registrado em: