Publicado em: 16, fevereiro 2016 - 20:12:10

convite-cidade1

As origens do atual município remontam ao ano de 1.925, quando Joaquim de Sousa, proprietário do Sítio Poço Cavalo, doou um pequeno patrimônio de terras para a construção de uma capela dedicada à São Francisco, iniciada ainda naquele ano quando também começou a ser realizada uma pequena feira, que cresceu e desenvolveu durante apenas um ano. A cidade teve como construtor o Sr. Venâncio Dias.

Em 1.926, passou pela localidade o bando de Virgulino Ferreira, o Lampião, afugentando os freqüentadores da feira, que só restabeleceu seis anos depois, em 1.932, quando já existia algumas casas construídas por alguns membros da pequena comunidade. Os primeiros comerciantes foram: Cesário Pereira de Sousa e José Tavares de Lima.
A primeira missa do município foi celebrada no ano de 1.925, pelo Padre Manoel Otaviano, embaixo de uma barraca de palha. No ano de 1.935, a capelinha foi demolida e construída uma Igreja em outro local, hoje sua Matriz. Sua conclusão ocorreu na década de quarenta. O motivo do nome Monte Horebe foi sugerido pelo Vigário Manoel Otaviano, que ao celebrar a primeira missa achou por bem dar esse nome por a cidade se encontrar localizado num monte, o qual teve grande aceitação por parte dos moradores e por ser um nome bíblico. Lideraram o movimento de emancipação política de Monte Horebe, José Alves Cavalcante; José Dias de Lima(Zeca Dias); Raimundo Bento da Silva e Lauro Dias de Oliveira. A autonomia administrativa ocorreu através da Lei nº 2.608 de 05 de dezembro de 1.961. a instalação oficial deu-se a 28 do mesmo mês e ano. Desmembrando do Município de Bonito de Santa Fé e formando um único distrito, o da sede.

Atualmente o município conta com trinta e três Sítios, um distrito por nome de Santa Fé, seis bairros, sendo eles: Centro, Bairro Frei Damião, São Francisco, Santo Antônio, São José, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Aparecida, sendo composto pelas ruas: Adonias Pereira da Silva, Amélia Pereira de Sousa, Antônio Dias Figueiredo, Antônio José do Nascimento, Cícero Joaquim de Albuquerque, Edmilson José do Nascimento, Elosman Dias Guarita, Epaminondas Dias Guarita, Fernando Antônio R. da Silva, Francisca Gondim, Francisco Tavares de Lima, Francisco Vaniere Barreiro da Silva, Gov. João Agripino, Gov. Pedro Moreno Gondim, Iracema Tavares de Lima, Joaquim de Sousa, Joaquim Ferreira de Lima, Joaquim Ponciano de Sousa, Joca Dias, Josely Dias Palitot, José Aluzailton Pereira de Sousa, José Bazílio Braga, José de Sousa Duarte, José Dias de França, José Dias de Lima, José Ferreira Cvalcante, José Seixas da Silva, Juscelino Kubitschek, Lourinho Ponciano, Luis Batista Palitot, Maria Dias de Sousa, Maria Dias do Socorro, Miguel José de Araújo, Mãe Hermina, Mãe Santa, Nazário Pereira de Sousa, Nobilino Dias, Néliton Antônio Dias de Moraes, Presidente João Pessoa, Presidente Médici, Raimundo Seixas da Silva, Rosendo Pereira de Assis, Santino Dias de Oliveira, Teodomiro Dias de Sousa, Teotônio Martins de Figueiredo, Tiburtino Dias, Valdomiro Dias Guarita, Travessa Nobilino Dias e Rua Projetada.

Prefeitura Municipal de Monte Horebe - Todos os Direitos Reservados

Rua Pedro Gondim - 220 - Centro - Telefone: (83) 3492-1032 - CEP: 58950-000