Geografia

Publicado em: 16, fevereiro 2016 - 20:27:27

Aspectos Geográficos

Monte Horebe esta localizada na microrregião Sertão de Cajazeiras, situada uma altitude de 800 metros UMA Acima do Nível fazer fazer março Ocupa UMA área de 168 Km2, posicionando-se no Lugar 107o do Estado da Paraíba, e FICA a 533 quilômetros da capital.

Limites Geográficos

Ao Norte com São José de Piranhas;
Ao Sul com Bonito de Santa Fé;
Ao Leste com Serra Grande;
Ao Oeste com Mauriti e Barro-CE

Centros Urbanos Mais Próximos

São José de Piranhas : Distante à 17 km, Parte da População Horebense, liga-se atraves de Transações Bancárias feitas na Agência do Banco do Brasil, e fazer COMERCIO VAREJISTA. Bonito de Santa Fé:   localizada uma de UMA DISTANCIA 17 km, relacionando- si atraves de Transações Bancárias, efetuadas sem Banco do Brasil, e de Prestações de Serviços do Poder Judiciário. Cajazeiras:   FICA UMA DISTANCIA um de 54 km, Onde a População Horebense adquire Bens de Consumo, Como Eletrodomésticos, Transações Bancárias n º s Diversos Bancos existentes na Localidade, e não Abastecimento fazer COMERCIO VAREJISTA e Atacadista.

Aspectos Físicos e Econômicos

Monte Horebe tem clima temperado com temperaturas máximas de 30 graus e mínimas de 12 graus. A pluviosidade é em torno de 800mm anual. Com inverno começando em janeiro e terminando em maio. na hidrografia apresenta o açude grande que abastece a cidade, construído pelo Município, outros açudes médios e riachos, em que os mais conhecidos são Canoas e Gravatá. O município é banhado pelo Rio Piranhas.

SOLO

ARGILOSO————————————————————20%
ARENOSO————————————————————-30%
ARGILO ARENOSO————————————————–20%
ARENOSO ARGILOSO———————————————–30%

Estes solos estão sujeitos a erosão, são férteis, porém limitados devido a escassez de água.
O município tem como riqueza naturais:
VEGETAIS: Arbustiva
MINERAL: argila
ANIMAL: tatu, veados e aves em geral.

A vegetação é formada por Arboréo-arbustiva 30%, em que se recolhe a jurema, pereiro, marmeleiro e catingueira. E Herbácea 20%, reconhecendo-se a malícia, unha-de-gato e a jurubeba.
O relevo é formado por  planalto e Depressão Sertaneja.

No município a principal ocupação é a agricultura, a pecuária e o comércio, tendo como renda familiar atividades agropecuárias, comércio varejista, assalariado estaduais, municipais e aposentados.
A agricultura consiste numa das atividades que mais predomina no município. O município cultiva cereais, legumes e hortaliças. Desenvolve a criação de bovinos,. suínos, caprinos e muares.

Seu vigor econômico repousa na agropecuária com destaque para as plantações de milho e de feijão. Antes o algodão, sisal e mandioca eram bem cultivados e hoje são quase extintos no município. Antigamente cultivava-se a mandioca e era feita grandes farinhadas, hoje quase inexistente. A pecuária tem bom desenvolvimento no município.

A distribuição das relações de imóveis do município classifica-se em media mini-proprietários e pequenos produtores. O município tem comércio carente que fica no centro da cidade, tendo por base produtos agropecuários. Há uma grande variedade de comércios varejistas, principalmente de produtos alimentícios.
Consta o município de um mercado público, alguns bares, restaurantes, lojas de calçados, lojas de tecidos e confecções, armarinho, farmácias, casas de construções, sorveterias, sendo maior o fluxo aos sábados, por ser o dia da feira livre do município. 

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

Monte Horebe contava com uma população na década de 80 de 3.773 habitantes, sendo 1.907 homens e 1866 mulheres, na zona urbana residia 590 homens e 597 mulheres, um total de 1.156 habitantes e na zona rural 1.310 homens e 1.307 mulheres, totalizando 2.617 habitantes.
A população do município de Monte Horebe, nos dias atuais fica em torno de 4.508 habitantes distribuídos entre as zonas urbanas e a zona rural.

 

Prefeitura Municipal de Monte Horebe - Todos os Direitos Reservados

Rua Pedro Gondim - 220 - Centro - Telefone: (83) 3492-1032 - CEP: 58950-000

Desenvolvido por: Rede Net Soluções